"Pai Nosso" é a oração cristã mais conhecida, ensinada por Jesus aos seus discípulos e encontrada nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Ela começa com uma invocação a Deus e pede pelo cumprimento da Sua vontade, por sustento diário, perdão e livramento do mal. Existem pequenas variações na tradução, como o uso de "tu" por algumas igrejas evangélicas em contraste com o "vosso" na versão católica, mas a estrutura e o significado central permanecem os mesmos.
Reflexão sobre o significado
Invocação e Adoração: A oração começa com a adoração de Deus ("Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome").
Oração pelo Reino e Vontade de Deus: Os fiéis pedem que o Reino de Deus chegue e que a Sua vontade seja cumprida, mostrando um desejo de alinhar-se com o plano divino.
Necessidades Materiais e Espirituais: A oração inclui pedidos por necessidades materiais ("o pão nosso de cada dia") e espirituais, como o perdão dos pecados.
Necessidade de Perdão Mútuo: É enfatizado o perdão das ofensas próprias na mesma medida em que se perdoa aos outros ("assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido").
Proteção contra o Mal: A oração termina com um pedido de proteção contra o mal e a tentação, tanto física quanto espiritual.
ORAÇAO:
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, vem a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário